NOTÍCIAS

Como economizar água e controlar os gastos excedentes

No orçamento doméstico a conta de água normalmente não é uma conta que possa nos assustar. Independente do custo financeiro deve ser economizada e usada com inteligência, pois é um bem essencial e finito. Veja estas dicas de como economizar água e poupar o bolso também.

Torneira e encanamentos:
Não deixar a torneira aberta sem necessidade, uma torneira gotejando chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico mensalmente. Resultado: aumento nos gastos. Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4140 litros num mês. Um filete de 4 milímetros, 13260 litros por mês de desperdício. Um buraco de 2 milímetros no encanamento, para uma pressão de 15 metros de coluna de água, desperdiça (e custa muito caro) aproximadamente a 3 caixas d’água de 1.000 litros.

Por isso, a maior economia que se pode fazer é consertar todo o encanamento e evitar deixar torneiras gotejando.

Higiene Pessoal
Banhos: Diminuir o tempo de banho; Tome banho rápido! Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de, no máximo, 5 a 15 minutos economizam água e energia elétrica.

Escovar Dentes: Uma pessoa que escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta gasta 12 litros de água. Porém, se apenas molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes, e ainda enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros. Multiplicando-se o resultado pelo número de pessoas da casa, após trinta dias pode-se ter uma ideia da economia de dinheiro que isso gera.

Barbear: Ao se barbear, desligue a torneira e abra somente para a limpeza do barbeador, assim você economizará quase 12 litros de água. Se você faz barba a cada dois dias, estará economizando cerca de 180 litros mês.

Banho: Um banho de bucha durante 15 minutos, com a torneira meio aberta, consome 243 litros de água. Se a pessoa fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para 5 minutos, o consumo cai para 81 litros. No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos, com o registro meio aberto, são gastos 144 litros. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 48 litros.

Lavando a louça:
Manualmente - Lavando-se a louça com a torneira de pia meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 243 litros de água. Por isso, veja algumas medidas práticas para gastar somente 20 litros:
a) Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo;
b) Coloque água na cuba até a metade para ensaboar. Feche a torneira;
c) Coloque água novamente para enxaguar.

Lavadora - Uma lavadora de louças com capacidade para
44 utensílios e 40 talheres (para 6 pessoas) gasta 40 litros de água. Por isso, o ideal é utilizar o aparelho somente quando o mesmo estiver cheio de utensílios. O mesmo vale para a lavadora portátil.

Limpeza e manutenção da Casa:
Não utilize a água em lugar da vassoura. Muitas pessoas usam o esguicho da mangueira para limparem calçadas e dependências da casa. Utilize a vassoura esta é uma de suas utilizações.Se houver uma sujeira localizada, reutilize a água usada no com água de enxágue da roupa ou da louça.

Lavando o automóvel:
Gastar 30 minutos lavando o carro com uma mangueira não muito aberta pode gastar 216 litros de água. Com a torneira aberta em meia volta, chega-se a gastar 560 litros. Para economizar, portanto, é necessário lavar o carro apenas uma vez por mês, usando um balde de 10 litros para molhar e ensaboar, além de um balde para enxaguar. Com essa medida, o consumo pode atingir apenas 40 litros.Use um balde e um pano para lavar o carro em vez de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a estiagem (época do ano em que chove menos).

Plantas e Jardins:
Chega-se a gastar até 186 litros de água apenas regando-se o jardim durante 10 minutos. Para economizar, deve-se regar as plantas, no verão, de manhãzinha ou à noite. Esse procedimento reduz a evaporação e, portanto, economiza água. No inverno, pode-se regar as plantas dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda a economizar. Com esses cuidados pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia.Estes cuidados básicos além de economizar e proteger seu bolso servirá para manter nossas reservas, reduzindo o desperdício e consumo de um bem precioso e limitado. Acostume-se a fazer sempre uma manutenção preventiva observando se há vazamentos ajustando torneiras, descargas, bóia da caixa de água e cisternas.

Compartilhar: Facebook
Copyrights © 2013 - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: