Preservação das Bacias

Preservação ambiental da Bacia do Córrego Feio

Em convênio com a ANA - Agência Nacional das Águas. Através da Caixa Econômica Federal, serão liberados recursos para execução do projeto de recuperação ambiental de toda a bacia hidrográfica do Córrego Feio.
 
O projeto visa garantir as condições ambientais e hidrográficas para a produção segura de água, para o abastecimento da cidade de Patrocínio, considerando que 100% do abastecimento público de água da nossa cidade provêm daquele manancial.
 
Atualmente os significativos processos de erosão e sedimentação ocorrentes na bacia tendem a comprometer a sustentabilidade do abastecimento de água de Patrocínio, tendo em conta o fato de que o valor da turbidez durante o período chuvoso chega a 280 NTU, situação que dificulta e encarece o tratamento de água.
 
Espera-se que, com a implantação do projeto, que seguirá a filosofia do programa Produtor de Água da ANA, as taxas de erosão e sedimentação na bacia sejam reduzidos em pelo menos 50% e o escoamento de base no período de estiagem aumente em cerca de 30% o que diminuirá os riscos de desabastecimento de água da cidade.
 
Atividades a serem desenvolvidas no âmbito do projeto:
- Construção de terraços em nível em vertentes erodíveis;
- Realocação de estradas rurais em áreas de alta declividade;
- Construção de baciões em estradas rurais;
- Monitoramento da quantidade e qualidade de água no exutório (ponto mais baixo onde converge toda a descarga hídrica);
- Benefícios e beneficiários;
- Redução do assoreamento do Córrego Feio;
- Melhoria na qualidade da água da bacia;
- Redução dos custos de tratamento de água;
- Aumento da vazão de estiagem do córrego Feio, com conseqüente aumento de garantia da oferta de água para a cidade de Patrocino.
- Conscientização de produtores rurais, gestores públicos e da população de Patrocino em relação à importância da conservação da água e do solo nas áreas de mananciais de abastecimento.
 
Fonte; Ministério do Meio Amiente/ANA
Compartilhar: Facebook
Copyrights © 2013 - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: